Assign modules on offcanvas module position to make them visible in the sidebar.

Main Menu

Reunião realizada na tarde de quarta-feira, 03/03, com mais de 25 ativistas, representando centrais sindicais, sindicatos do ramo público e privado, além de movimentos populares, defendeu uma agenda única de luta que deve começar suas ações na próxima segunda-feira, dia 08/03. 

O Fórum escolheu essa data por simbolizar   o Dia Internacional da Mulher, que será marcado por reivindicações e protestos em todo o país em defesa de seus direitos e representatividade, reafirmando a importância crucial das mulheres trabalhadoras na organização e participação nos movimentos sindicais e sociais, além de sua batalha persistente contra todo tipo de exploração e opressão.

A reunião também debateu como ponto central a gravíssima crise sanitária instalada no país e no Estado, enfatizando o caos que se aproxima, onde 20 estados brasileiros estão com mais de 80% de ocupação de leitos de UTI. 

O Amapá, com sua saúde pública extremamente débil, fruto de anos da falta de investimentos e sucateamento, caminha a passos largos para esse quadro nacional, podendo culminar em um colapso do sistema de saúde no mês de março, caso não mude o cenário atual, marcado pela lentidão da vacinação vintra Covid-19 e abertura de novos leitos clínicos e de UTI's. 

Com base nesse cenário, ficou decidida a realização de uma Carreata, no dia 08/03, às 11h e uma Live, às 19h, com a presença de especialistas da área para debater a pandemia no Estado, assim como, as consequências das Reformas Administrativa e Previdenciária para os servidores públicos  e o povo em geral, atualmente em tramitação no Congresso e na Assembleia Legislativa do Amapá. O percurso da carreata ainda vai ser definido.

O Fórum de Lutas ainda optou pela confecção de faixas que devem ser espalhadas pela cidade, se colocou contra o retorno de qualquer atividade escolar antes da vacinação em massa da população, e reafirmou sua adesão ao movimento nacional pelo “Fora Bolsonaro e Mourão”. 

Por fim, entrará com Ação Popular na justiça sugerindo o lockdown total no estado do Amapá, funcionando somente os serviços essenciais da economia. 

O SINDSEMP-AP, se orgulha de compor o Fórum de Lutas e de contribuir com o calendário unificado, defendendo que a vida e a saúde coletiva estejam acima de qualquer interesse econômico.

Via: SINDSEMP

Venha fazer parte do SINDSEMP

Aproveite todas as vantagens de ser sindicalizado e torne nosso movimento mais forte!

Inscreva-se

SINDSEMP - Amapá - Macapá - Brasil